O texto “Seis personagens à procura de um autor”, de Luigi Pirandello (1867-1936), estreou na Itália em 1921 e, desde então, tornou-se um clássico. O texto conta a história de um ensaio teatral que é invadido por personagens que, depois de terem sido rejeitados pelo autor que os criou, tentam convencer o diretor da companhia a encenar sua história de vida. No início, o diretor se irrita com a interrupção do ensaio mas, aos poucos, começa a demonstrar interesse pela história dos personagens e decide encenar seu drama, utilizando-se, para isso, dos atores da companhia. Os personagens, entretanto, não aceitam a maneira como sua história está sendo apresentada e procuram assumir, eles mesmos, seus papéis em sua tragédia pessoal.
A peça discute questões metalinguísticas, dentre as quais as diferentes formas de fazer teatro, a representação, a ilusão e o embate entre ficção e realidade, pessoas e personagens, verdade e verossimilhança, por meio de um enredo extremamente cativante que mistura duas histórias: a história do ensaio interrompido pelos personagens e a tragédia que os personagens querem contar.
Nessa montagem do Núcleo Teatro de Imersão, as histórias são apresentadas de forma imersiva, interativa e itinerante. O teatro é agora não somente um palco que abriga um espetáculo, mas o próprio local em que se passa a ação ficcional, inteiramente remodelada para acontecer neste espaço. Imerso nesse cenário, o público, interage, desde sua chegada, com o elenco, sendo convidado a opinar sobre as escolhas de direção, a ajudar a montar o cenário, a selecionar o figurino, a responder questões colocadas pela diretora e pelos personagens. Na tentativa de apresentar a tragédia trazida pelos personagens, estes, acompanhados pelos espectadores e pelos atores, circulam por diversos ambientes da casa: palco, plateia, corredores, escadas, foyer, salão, coxias, camarim. Nesses deslocamentos, o público terá a oportunidade de determinar sua própria perspectiva de visualização e escuta da cena, aproximando-se ou afastando-se de determinando elemento ou personagem. Por tudo isso, a produção recomenda que os espectadores vão com calçados confortáveis.
Este é o primeiro projeto do Núcleo Teatro de Imersão apresentado num teatro. A companhia, especializada em teatro imersivo, atua desde 2017, tendo apresentado seus espetáculos anteriores em diversos casarões paulistanos, como a Casa das Rosas, o Casarão da Vila Guilherme e a Oficina Cultural Oswald de Andrade. “Sempre escolhemos espaços específicos para a trama”, conta a diretora Adriana Câmara. “As histórias dos nossos espetáculos anteriores aconteciam em antigas casas de família, por isso, circulávamos com as peças entre os diversos cômodos dos casarões históricos que nos abrigavam, cenografados realisticamente como salas de jantar, salas de estar, quartos, escritórios. Pela primeira vez, estamos encenando uma trama que realmente acontece num teatro. Por isso, adaptamos o texto para que os espectadores possam vivenciar esse espaço em toda a sua complexidade: das áreas abertas ao público aos bastidores restritos às equipes técnicas e artísticas”.
O espetáculo foi contemplado pelo Edital de Residência Artística e Mediação Cultural do Complexo Theatro Municipal, coordenado pelo Núcleo de Educação, e fez temporada com 6 apresentações no Theatro Municipal de 28 de janeiro a 4 de abril de 2023, com todos os ingressos esgotados. No mesmo ano, realizou 8 apresentações no Centro Cultural Santo Amaro (de 5 a 13 de agosto), 3 apresentações no Centro Cultural Olido (de 9 a 10 de setembro) e 2 apresentações no Teatro Flávio Império (de 15 a 16 de setembro). Em 2024, voltou ao Centro Cultural Santo Amaro para mais duas apresentações (21 de janeiro) e apresentou-se também na Casa de Cultura Butantã (14 de abril) e na Casa de Cultura Freguesia do Ó (20 de abril).
Esta tragicomédia imersiva, interativa, site specif e itinerante tem duração de 120 minutos e classificação indicativa de 18 anos ou 14 anos, conforme a versão apresentada.
SINOPSE
Tragicomédia imersiva, itinerante e interativa. Os espectadores são convidados a opinar sobre um espetáculo em construção quando o ensaio é interrompido pela chegada de três personagens cujo drama não terminou de ser escrito. Na tentativa de contar esse drama, os personagens, o elenco e os espectadores circulam por diversos ambientes do teatro.
FICHA TÉCNICA
Realização: Núcleo Teatro de Imersão.
Direção: Adriana Câmara.
Texto: Luigi Pirandello (“Seis personagens à procura de um autor”).
Adaptação do texto: Adriana Câmara.
Cenografia: Hernani Rocha.
Figurino: Samantha Paz.
Produção executiva: Adriana Câmara.
Elenco:
Adriana Câmara (Diretora),
Amanda Policarpo (Primeira Atriz),
Nando Barbosa / Elmar Bradley (Primeiro Ator),
Daniela Flor / Gizelle Menon (Mãe),
Glau Gurgel (Pai),
Letícia Alves (Filha),
Pat Albuquerque (Madame Paz).
Programação visual: Hernani Rocha.
Confecção do figurino: Ateliê Paz (Samantha Paz e Liduina Paz).
Fotografias: Hernani Rocha.
Produção: Menina dos Olhos do Brasil.
TEASER DE LANÇAMENTO DA TEMPORADA NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO, DE JANEIRO A ABRIL DE 2023:
CHAMADA PARA AS MAIS RECENTES APRESENTAÇÕES DE 2024
COMENTÁRIOS DOS ESPECTADORES:
FOTOS DA TEMPORADA NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO:
Fotógrafo: Rafael Salvador
FOTOS DA TEMPORADA NO CENTRO CULTURAL SANTO AMARO:
Fotógrafos: Hernani Rocha Alves, Bianca Thalia e Herika Santos
FOTOS DAS APRESENTAÇÕES NO CENTRO CULTURAL OLIDO
E CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO
Fotógrafo: Hernani Rocha