ESPETÁCULOS
O Núcleo Teatro de Imersão estreou, em 2017, seu primeiro espetáculo imersivo, site specific itinerante, Tio Ivan, adaptação para a peça teatral O Tio Vania, de Anton Tchekhov, em cartaz em três ambientes da Oficina Cultural Oswald de Andrade e da Casa das Rosas, ambas na Zona Central de São Paulo, por três temporadas, em 2017, 2018 e 2019. Na trama, que era adaptada para acontecer numa pequena fazenda no interior paulista em 1900, o administrador de fazenda Ivan, sua sobrinha Sônia e Miguel, o médico da família, têm suas vidas desestabilizadas pela chegada à propriedade do célebre professor Alexandre, agora aposentado, e de sua jovem e bela esposa Helena. Na montagem, os espectadores eram levados para dentro da casa da fazenda e percorriam seus diversos ambientes, como testemunhas invisíveis dos conflitos dos personagens que os rodeavam, sem separação entre palco e plateia. Mesmo produzido sem qualquer patrocínio, este espetáculo de estreia da companhia alcançou uma média 80% de lotação em todas as suas temporadas e foi premiado como Melhor Espetáculo de Grupo de 2018 do Prêmio Aplauso Brasil (júri popular).
Em 2020, o Núcleo Teatro de Imersão estreou As Palavras da Nossa Casa, encenação imersiva, itinerante e site specific inspirada em obras de Ingmar Bergman, em cartaz em diversos ambientes da Casa das Rosas, na Zona Central de São Paulo. Na trama, adaptada para acontecer na cidade de São Paulo em 1965, uma famosa cantora lírica visita a sua filha no casarão que ela divide com o marido presbítero. Durante a visita, mãe e filha tentam se reaproximar e dirimir mágoas do seu passado. Na montagem, espectadores e personagens percorriam, juntos e em tempo real, os diversos ambientes do casarão, sem separação entre palco e plateia. Apesar de ter sido produzido de forma completamente independente, sem patrocínio público ou privado, o espetáculo obteve lotação máxima em todas as sessões de sua temporada, foi capa do Caderno 2 do Estadão, matéria da TV Globo e TV Brasil, e destaque em 2 Guias da Folha de S. Paulo e um 1 guia Divirta-se do Estadão. Com a chegada da pandemia de COVID-19, As Palavras da Nossa Casa ganhou versão online e ainda imersiva, realizada ao vivo, pelo Zoom, em duas temporadas, a primeira independente (2020) e a segunda contemplada pelo PROAC Lei Aldir Blanc (2021) e acompanhada de rodas de conversa online sobre o processo de produção do espetáculo. A versão virtual também teve apresentações avulsas pela Conexão Casas de Cultura, nas redes sociais da Casa de Cultura de Santo Amaro (2020), e pela Virada Cultural da Cidade de São Paulo (2020). Em 2022, com a pandemia atenuada, o espetáculo voltou a ser apresentado presencialmente, em curta temporada, circulando por diversos ambientes do Casarão da Vila Guilherme (Zona Norte), novamente com ingressos esgotados.
Ainda em 2022, o Núcleo Teatro de Imersão foi selecionado pelo Edital de Residência Artística e Mediação Cultural do Complexo Theatro Municipal e começou a preparar o espetáculo Personagens em Busca de um Autor, adaptação imersiva, interativa, site specific e itinerante do texto Seis Personagens à Procura de um Autor, de Luigi Pirandello. Na trama, adaptada para se passar no Brasil, nos tempos atuais, especificamente nos teatros em que era apresentada, os espectadores eram convidados a opinar sobre um espetáculo em construção quando o ensaio era interrompido pela chegada de três personagens cujo drama não terminara de ser escrito. Na tentativa de contar esse drama, os personagens, o elenco e os espectadores circulavam por diversos ambientes do teatro, para escolher e trazer para o palco os móveis da cena, para selecionar e vestir o figurino e, finalmente, para fazer a cena num ambiente que parecesse um salão verdadeiro e não um palco. O espetáculo fez temporada em 2023, circulando por diversos ambientes do Theatro Municipal, na Zona Central de São Paulo, com todos os ingressos esgotados. No mesmo ano e no ano de 2024, apresentou-se também no Centro Cultural Santo Amaro (Zona Sul), no Centro Cultural Olido/Centro de Memória do Circo (Zona Central), no Teatro Flávio Império (Zona Leste), na Casa de Cultura Butantã (Zona Oeste) e na Casa de Cultura Freguesia do Ó (Zona Norte), sempre circulando por diversos ambientes desses espaços.
Em 2024, o Núcleo Teatro de Imersão estreou o espetáculo Traição, adaptação imersiva, site specific e itinerante do texto de Harold Pinter, que circulou por 5 quartos, em 3 andares diferentes, do icônico hotel San Raphael, no Largo do Arouche, na Zona Central de São Paulo, para contar, em ordem cronológica invertida, a história de um triângulo amoroso entre moradores de um mesmo apart-hotel de 1968 a 1959. Mesmo produzido sem qualquer patrocínio, Traição foi sucesso de público e crítica, tendo sido incluído no ZESCAR, a lista dos melhores do ano elaborada pelo renomado crítico teatral José Cetra Filho, na categoria de Melhor Direção, e indicado ao Prêmio Arcanjo na categoria de Teatro Contemporâneo. Em 2025, Traição ganhou uma nova versão, criada para permitir a sua itinerância pelos diversos espaços culturais da cidade. O novo formato divide uma área ampla em quatro ambientes, cenografados em detalhes como as residências dos personagens da década de 1960, e leva o público para dentro de cada um desses quatro espaços para acompanhar o desenrolar da trama. Nesse novo formato, o espetáculo foi apresentado, até agora, no Centro Cultural Santo Amaro (Zona Sul), no CEU Parque do Carmo (Zona Leste - aqui, por iniciativa da Casa de Cultura São Mateus), na Casa de Cultura Freguesia do Ó (Zona Norte), no Galpão do Centro Cultural Vila Itororó e no Centro Cultural Olido (Região Central), e na Casa de Cultura Butantã (Zona Oeste), sempre com lotação máxima.
Clicando nos flyers dos espetáculos, você pode acessar mais informações sobre eles, além de fotos, vídeos, avaliações dos espectadores e clipping de imprensa.




