AS PALAVRAS DA NOSSA CASA

Um espetáculo imersivo e itinerante que fala de amor, dor e esperança, na relação entre mãe e filha.

O espetáculo imersivo e itinerante As Palavras da Nossa Casa, inspirado livremente na obra do cineasta sueco Ingmar Bergman,  trata da relação entre uma mãe, uma filha, seu marido e a criança que perderam. 

Na trama, Charlote, uma famosa cantora lírica, visita a sua filha Eva na grande casa pastoral que ela divide com o marido presbítero Victor. Durante a visita, mãe e filha tentam se reaproximar e dirimir mágoas do seu passado.

As Palavras da Nossa Casa / Núcleo Teatro de Imersão / ator Glau Gurgel, atriz Adriana Câmara e atriz Gizelle Menon / Espetáculo de teatro imersivo
As Palavras da Nossa Casa / Núcleo Teatro de Imersão / atriz Adriana Câmara e atriz Gizelle Menon / Espetáculo de teatro imersivo

O espetáculo aborda temas como o amor, as cobranças e expectativas na criação dos filhos, a difícil escolha entre a carreira e a família, as diferenças entre as gerações, a falta de comunicação em relacionamentos, a esperança e os recomeços após dores profundas, numa abordagem que parte de situações e conflitos que todos já vivenciaram ou testemunharam. É impossível não se identificar com as personagens. 

Nessa montagem imersiva e itinerante do Núcleo Teatro de Imersão, ambientada na década de 1960,  o público é trazido para dentro da casa dos personagens e observa as situações vividas por eles como se presenciasse as ações de pessoas reais. Personagens, usando roupas e acessórios da época, e espectadores percorrem, juntos e em tempo real, os diversos ambientes da casa, inteiramente decorada como nos anos 1960. Nesses ambientes, não há separação entre palco e plateia: os personagens circulam à frente, ao lado, às costas, ao redor dos espectadores. Até mesmo os aromas dos alimentos de cena e dos perfumes das personagens fazem parte da encenação. 

As Palavras da Nossa Casa / Núcleo Teatro de Imersão / ator Glau Gurgel e atriz Gizelle Menon / Espetáculo de teatro imersivo
As Palavras da Nossa Casa / Núcleo Teatro de Imersão / atriz Adriana Câmara e atriz Gizelle Menon / Espetáculo de teatro imersivo

Essa imersão faz com que o público fique muito mais envolvido pela história e, naturalmente, deixa o drama dos personagens ainda mais comovente. A relação mais próxima com os personagens costuma conquistar tanto fãs do teatro como os espectadores que não têm o hábito de assistir a espetáculos teatrais.

As Palavras da Nossa Casa fez temporada na Casa das Rosas, em São Paulo, SP, de 17 de janeiro a 14 de março de 2020, e lotou todas as sessões da sua temporada. Com a chegada da pandemia de COVID-19, ganhou temporada online, ao vivo, pelo Zoom, de 18 de julho a 27 de setembro de 2020, além de apresentações pela Conexão Casas de Cultura, nas redes sociais da Casa de Cultura de Santo Amaro, pela Virada Cultural da Cidade de São Paulo e, em março de 2021, fez temporada pelo PROAC, com recursos da Lei Aldir Blanc.

As Palavras da Nossa Casa / Núcleo Teatro de Imersão / ator Glau Gurgel e atriz Adriana Câmara / Espetáculo de teatro imersivo

Com a proposta de manter, na versão virtual, a experiência imersiva, foram feitas algumas mudanças: a história passou a ser situada nos dias de hoje, o figurino e o cenário ganharam ares contemporâneos e a pandemia do novo coronavírus passou a fazer parte da narrativa. 

 

Enquanto, na Casa das Rosas, os espectadores entravam no casarão de Eva e Victor e percorriam seus diversos cômodos, agora, na versão virtual do espetáculo, o público entra na videoconferência da família, acompanhando bem de perto esse encontro virtual e tendo a oportunidade de conhecer diversos ambientes das casas de Eva e Victor e de Charlote.  Os espectadores, que antes entravam fisicamente no espaço físico dos personagens, agora entram virtualmente no espaço virtual dos personagens e assistem à apresentação como se tivessem “hackeado” a videoconferência alheia, espiando a conversa entre os personagens como se flagrassem uma conversa de uma família verdadeira, numa espécie de “linha cruzada audiovisual”.

As Palavras da Nossa Casa / Núcleo Teatro de Imersão / ator Glau Gurgel e atrizes Adriana Câmara e Gizelle Menon / Espetáculo de teatro imersivo

Clique nos botões abaixo para ver fotos, vídeos, clipping de imprensa e comentários dos espectadores das nossas temporadas: