CURSOS
Oficina de Teatro Imersivo
A Oficina de Teatro Imersivo é voltada para a criação, produção e apresentação pelos alunos de um espetáculo teatral imersivo, no qual os espectadores são levados para dentro do ambiente da peça teatral e flagram as ações dos personagens sem separação entre palco e plateia, circulando pelo espaço, observando as cenas a partir de múltiplos pontos de vista, como se testemunhassem eventos reais e não uma encenação.
A oficina também tem por objetivo atualizar seus participantes quanto a novas formas do fazer teatral, desenvolver a sua capacidade de reflexão e análise crítica, a sua criatividade e experimentação, a sua capacidade de planejamento e de produção em diversas áreas do fazer teatral (dramaturgia, atuação, cenografia, figurino, iluminação, sonoplastia), a sua competência para atingir objetivos e as suas habilidades para formação de grupos e trabalho em equipe.
No teatro imersivo, elimina-se a separação entre atores e espectadores e também a diferenciação entre espaço real dos espectadores e espaço ficcional da peça teatral. A ficção acontece ao redor dos espectadores, que podem se deslocar entre diversos ambientes. Numa postura ativa, cada espectador escolhe as ações ou situações a que dedicará atenção, preterindo as demais. Por isso, uma mesma sessão do espetáculo acaba por ser diferente para cada espectador.
A imersão no ambiente da peça teatral leva o espectador a sentir-se na condição de testemunha de um evento real. O espectador, ao presenciar o acontecimento dessa maneira, sente-se muito mais envolvido emocionalmente, muito mais impactado pela ação.
No espetáculo teatral imersivo, a troca entre atores e espectadores é muito mais intensa, tanto pela proximidade física entre eles como pela ilusão de realidade que o espetáculo propõe. Essa realidade precisa ser, a todo momento, internamente consistente, pois o público de um espetáculo imersivo sente-se tão mais imerso quanto mais coerentes, ricos, detalhados e verdadeiros são os elementos que envolvem a ação flagrada. Daí a necessidade de trabalhar, durante a oficina, não só a atuação, como também a criação e produção de figurino, cenário, iluminação, sonoplastia e até mesmo os cheiros de perfumes e alimentos de cena.
A oficina conta com aulas teóricas e práticas; orientação direcionada ao desenvolvimento do projeto prático de montagem do espetáculo imersivo, nas áreas de dramaturgia, atuação, cenografia, figurino, iluminação, sonoplastia e ambiências aromáticas; atividades de criação e produção de dramaturgia, figurino, cenografia, sonoplastia, iluminação, ambiências aromáticas; ensaios; montagem; apresentações.
Após sua edição inicial, em 2019, a oficina foi ministrada em 2021 e 2022, através do programa Oficineiros da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, no Centro Cultural de Diversidade e nas Bibliotecas Professor Arnaldo Magalhães Giácomo e José Paulo Paes. Essas oficinas geraram temporadas de quatro espetáculos: "Forte?" (2022), adaptação de "A Mais Forte", de Strindberg; "Não é fácil ser forte nesse mundo" (2022), adaptação de diversos contos de Anton Tchekhov; "A Traidora" (2021), adaptação para "O inimigo do povo", de Henrik Ibsen, e "Efeito Manada" (2021), adaptação para "O Rinoceronte", de Ionesco.